Ao chegarmos ao final da era grega, podemos extrair dos escritos de CARPEAUX uma lista de autores e obras que ele comenta em seu estudo e que podemos tomar por resumo do que melhor se escreveu naquela época. Abaixo, segue uma versão dessa lista, junto de alguns comentários do próprio Carpeaux a respeito dos autores, ou seja, sua fortuna crítica:
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HOMERO
“Canônico”; “o maior dos poetas”; “consegue o milagre de dar vida
verdadeira em fórmulas fixas”.
Ilíada
Odisséia
HESÍODO
“Homero parece situado fora do tempo. Em comparação, Hesíodo já é poeta de uma época
histórica, se bem que primitiva”; “não é um produto da decadência; é o Homero
dos proletários, é o reverso da medalha”.
Teogonia
O
trabalho e os dias
ANACREONTE
“Poesia da ‘decadência grega’ [...] de velhos bom-vivants”.
Poesias
ANTHOLOGIA GRAECA
“Epigramas eróticos, satíricos, funerários, de elegância rococó, de
perfeição parnasiana”; “sempre transmitirão algo como um último vestígio do
perfume da vida grega”.
PÍNDARO
“Poesia de aristocratas que se educam para merecer a sua posição”.
Poesias
ÉSQUILO
“O sentido profundo do teatro grego revela-se em Ésquilo”; “o teatro de
Ésquilo trata de destinos coletivos, não de indivíduos”.
Os Sete contra Tebas
Trilogia
Orestéia (composta de Agamêmnon, Coéforas e Eumênides)
Os persas
Prometeu
acorrentado
SÓFOCLES
“Grandíssimo artista”; “primeiro grande mestre da dramaturgia de
caracteres”; “entre o pathos coletivista de Ésquilo e o pathos individualista
de Eurípides”.
Édipo Rei
Édipo
em Colono
Antígona
Filoctetes
Electra
EURÍPEDES
“Aristóteles chama a Eurípides tragikotatos, ‘o poeta mais trágico
de todos’”; “em Ésquilo falam montanhas, em Eurípides, almas”; “a liberdade do
indivíduo”.
Medéia
Hipólito
As
troianas
As
bacantes
ARISTÓFANES
“Alta comédia política”; “a política é o tema de Aristófanes, mas não a
essência da sua arte”; “não tem ideologia bem definida”; “o seu conservantismo
é um tanto sentimental”.
As vespas
As
nuvens
As
rãs
Os
pássaros
HERÓDOTO
“A explicação das guerras contra os persas”; “patriota consciente e repórter
corajoso”.
Histórias
TUCÍDIDES
“Uma monografia histórica sobre o seu próprio tempo”; “documentação
solidíssima”; “estilo seco e quase militar ou burocrático”.
Guerra
do Peloponeso
PLATÃO
“Platão é poeta”; “o maior criador de mitos na literatura universal”; “seus
diálogos constituem um mundo completo como nenhum outro poeta”; “é um grande
espírito religioso”.
Diálogos (especialmente: O
banquete, Êutifron, Apologia de
Sócrates, Críton e Fédon)
República
LÍSIAS
“Era orador forense”; “simplicidade de expressão”; “clareza seca das
exposições”.
Discursos
ISÓCRATES
“O orador político do partido conservador”; “mais artista, mais ‘eloqüente’”;
“modelo preferido da eloqüência barroca”.
Panegrykos
Areopagitikos
Panathenaikos
DEMÓSTENES
“Retórico e orador”; “não tem ‘boa imprensa’ [...] foi condenado como
reacionário”; “combinação perfeita da simplicidade convincente de Lísias e da
arte elaborada de Isócrates”; “possuidor do equilíbrio sublime de um herói de
Sófocles”.
Sobre
a coroa
Filípicas
Olínticas
XENOFONTE
“O único homem da ação [dentre os últimos retóricos]”; “autor de uma obra
de ocasião”.
Anábase
MENANDRO
“Um Ibsen sem problemas, um Shaw sem força cômica, um realista sem
excessos de vulgaridade”.
Epitrepontes
Samia
Perikeiromene
Heros
CALÍMACO
“O maior poeta alexandrino”; “já é menos poeta original do que humanista”.
Poesias
(a mais famosa é O caracol de
Berenice)
TEÓCRITO
“O poeta da Sicília grega”; “realista”; “pinta fielmente o que vê”.
Idílios
HELIODORO
“O mais célebre romance de aventura por muitos séculos”; “contribuirá
para a formação final do romance de cavalaria”.
Histórias
etiópicas de Theagenes e Chariclea
POLÍBIO
“Grande historiográfico, pretende explicar por que os romanos venceram o
mundo”; “o primeiro historiógrafo estóico”.
Histórias
PLUTARCO
“Plutarco cria a
biografia”; “é um grande artista da narração”; “legou ao mundo moderno a última
atitude do homem grego”.
Vidas paralelas
Moralia
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